Brasão e Bandeira
Um dos elementos centrais do brasão, o sobreiro, remete para a história e lenda associadas às raízes do concelho, que chegou a chamar-se Cortiçada, nome que só foi abandonado no século XVI. A produção abundante de cortiça e o elevado número de colmeias, que foram de grande importância na região, explicam a centralidade da árvore representada com frutos de ouro, desenhada sobre um fundo de prata que em heráldica significa humildade e riqueza.
Bandeira
A constituição heráldica da bandeira e armas do concelho foi aprovada pelo ministro do Interior a 16 de Janeiro de 1934, através da portaria n.º 7749. A cruz de Malta, sobre fundo vermelho significativo de guerras e vitórias, justifica-se pela grande ligação da história de Proença-a-Nova à Ordem de Malta e Priorado do Crato, ao qual pertenceu até à sua extinção.
A completar as armas, uma coroa de quatro torres e a formar o semicírculo oposto vê-se o nome da vila, numa fita branca com letras pretas. A bandeira é verde e amarela para estar em relação com as armas, indo beber aos tons dourado e verde do sobreiro central.
Logotipo
O elemento visual eleito para o logótipo é a cruz de Malta já existente na imagem heráldica do Município. Podemos encontrá-la também sob a porta da Igreja Matriz. A simbologia da cruz possui elementos que possibilitam leituras abrangentes, cingindo a justificação da sua utilização e da sua representação no logótipo como uma apropriação ao seu valor histórico e cultural. Contudo o tratamento gráfico dado atribui a este elemento muito geométrico um carácter mais orgânico, abrindo o leque às leituras em si debruçadas, o arredondamento dos braços habitualmente retos ajuda ao reconhecimento de algo vegetal, como seja a flor, riqueza indissociável do nosso concelho.
O relevo do concelho, os montes e vales que salpicam grande parte da sua extensão, permitem aos da terra e aos visitantes paisagens de beleza distinta. Uma riqueza geológica que nos traz outra igualmente particular, as ribeiras, cursos de água que refrescam a paisagem e a enriquecem.
As cores utilizadas são diretamente remetidas às formas representadas, o verde dos montes e da sua vegetação, o azul dos cursos de água e ao amarelo mais uma ligação à imagem heráldica, sendo ainda uma cor que na Natureza se manifesta abundantemente em flores.
São estes três elementos que unidos, representados graficamente, simplificados e com ausência de pormenorizações deram resultado à imagem comercial e social do Município de Proença-a-Nova.
|