Atividades Económicas

 

Para consultar informação sobre as empresas instaladas no concelho clique aqui.

 

O tecido empresarial do Concelho é constituído maioritariamente por empresas de pequena dimensão, em que predomina o setor terciário.

O setor secundário tem também um peso significativo, englobando nomeadamente construção civil, metalúrgicas, transformação de madeira e indústria alimentar.

O setor primário tem pouca importância para a economia concelhia.

No Concelho existem 4 áreas distintas onde as empresas se podem instalar: a Zona Industrial de Proença-a-Nova, o Loteamento Industrial de Sobreira Formosa, o Parque Empresarial de Proença-a-Nova e a Área de Acolhimento Empresarial de Vale Porco.

Na Zona Industrial de Proença-a-Nova estão sedeadas 30 empresas dos mais variados setores de atividade, que empregam aproximadamente 350 pessoas. Destacam-se as empresas de caixilharia, serralharia, tornearia, mármores, oficinas e transportes pesados.

O Loteamento Industrial de Sobreira Formosaainda com lotes por preencher, tem já implementadas algumas empresas de áreas diversas: serralharia civil; reparação de eletrodomésticos e instalação de gás; construção e instalação de estruturas em alumínio; comércio de pneus e óleos; pinturas; destilaria; produção de biodiesel; bombas de combustível; reparação automóvel.

No Parque Empresarial de Proença-a-Nova encontram-se instaladas 13 empresas,  prevendo-se para breve a instalação de mais.

No início de 2022, o Município passará a dispor da Área Acolhimento Empresarial de Vale Porco, resultado da requalificação das instalações de uma antiga serração, que irão dotar este espaço de condições para acolher empresas com características distintas, com espaços indoor de diversas dimensões, incluindo uma área para trabalho partilhado (cowork).