Gabinete de Ação Social e Saúde
 

 

 

Documentos 

 Ficha de serviço - O que devo saber

 Formulário de Candidatura 

 

Contactos

Município de Proença-a-Nova

Setor de Ação Social, Emprego e Saúde  

Avenida do Colégio    

6150-401 Proença-a-Nova

 

Telefone | 274 670 000 

Fax | 274 671 697

Email | accaosocial@cm-proencanova.pt

 

Âmbito

Este programa pretende garantir que os cidadãos residentes no concelho que se encontram em situação de comprovada carência económica tenham acesso aos medicamentos que lhe são prescritos por receita médica e comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde.

 

Condições de Acesso

Serão considerados para efeitos de atribuição do Cartão Abem todos os agregados familiares cuja capitação seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), mais concretamente 219,40€ (IAS 2021 = 438,81€). 

 

Como Funciona

Uma vez comprovada a carência económica do beneficiário é-lhe atribuído pela Associação Dignitude, através da autarquia, o “Cartão Abem”.

Este cartão, pessoal e intransmissível, pode ser utilizado pelo beneficiário em qualquer farmácia à sua escolha (desde que enquadrada na Rede de Farmácias aderentes).

O Beneficiário, ao dirigir-se à farmácia, apenas tem que apresentar a respetiva receita médica e o cartão abem, não tendo a aquisição de medicamentos qualquer custo para si.

Este Cartão terá a duração de um ano, podendo ser renovado, após nova avaliação da condição económica.

 

Farmácias Aderentes

Os beneficiários podem dirigir-se a qualquer farmácia que esteja identificada e abrangida pela comparticipação do Programa Abem.

As farmácias aderentes no Concelho são: Farmácia Roda e Farmácia Daniel de Matos.