Saúde em primeiro lugar no Centro Ciência Viva da Floresta

Doenças crónicas como a diabetes e cardiovasculares, entre outras, e a falta de atividade física são atualmente uma das principais preocupações da maioria população e por essa razão a União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral com o apoio do Município de Proença-a-Nova e do Centro Ciência Viva da Floresta irá promover a 15 de setembro, um dia inteiramente dedicado à saúde.

A iniciativa Saúde em Primeiro Lugar propõe a realização de diversos rastreios, em colaboração com a Unidade Móvel de Saúde, e seminários que abordam temáticas como a prevenção de quedas ou a hidratação e proteção solar. O objetivo é também alertar para cuidados que se podem implementar no dia-a-dia que podem ter impacto na qualidade de vida.

Entre as 11h e as 19h, no Centro Ciência Viva da Floresta, serão realizados rastreios gratuitos entre eles rastreio cardiovascular – que inclui tensão arterial, pulsação, saturação do oxigénio no sangue, glicemia, colesterol, perímetro abdominal, parâmetros de bio impedância, com a colaboração do médico Ricardo Pires, das enfermeiras Ana Filipa Alves e Cláudia Fernandes e do técnico de saúde e terapêutica Carlos Dias. Serão realizados também rastreios de saúde visual e saúde oral com a participação de Ana Jacinto e Raunan Romanini, respetivamente. Rui Cardoso, professor de desporto do município, irá desafiar os participantes a tornarem-se mais ativos com uma aula de ginástica.

A partir das 15h terá início a primeira ação de sensibilização sobre prevenção de acidentes (quedas) nos idosos que contará com a intervenção de Joana Simão e Inês Rodrigues. O nutricionista Rui Alves irá falar sobre alimentação saudável e a enfermeira Fátima Fidalgo irá abordar a diabetes. O evento terminará com um lanche saudável. A entrada é gratuita e tem transporte igualmente gratuito, bastando fazer a inscrição presencialmente na sede da Junta de Freguesia, através dos contatos 274 671 780, 965425817 ou do e-mail juntafregpnova@sapo.pt

2018-09-06