Praga da vespa das galhas do castanheiro chega ao concelho

O Município de Proença-a-Nova, em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), detetou no concelho diversos casos de Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu, popularmente conhecida como a vespa das galhas do castanheiro. Esta nova espécie invasora provoca a redução do crescimento dos ramos e da frutificação nos castanheiros, sendo por isso necessário estabelecer um plano de controlo desta praga no concelho.

Nesse sentido, o Centro Ciência Viva da Floresta recebe uma sessão de esclarecimentos no próximo dia 6 de março, às 18h30, com a presença de Ana Manteigas, da DRAPC, e Cândido Henriques, da RefCast – Associação Portuguesa da Castanha. Nesta sessão serão abordados temas relacionados com a ecologia do inseto, sintomas das árvores afetadas e os meios de luta e de prevenção.

A sessão é aberta a todos os interessados, sendo a inscrição gratuita, a formalizar junto do Centro Ciência Viva da Floresta: presencialmente, por telefone (274 670 220) ou pelo e-mail info@floresta.cienciaviva.pt.

2019-02-07