II BiodivSummit destaca a importância da água num debate online

O Município de Proença-a-Nova, o Centro Ciência Viva da Floresta e Bioamas – Associação para a Promoção da Biodiversidade, Rota das Aromáticas e Medicinais promovem, pelo segundo ano consecutivo, a realização da conferência BiodivSummit de hoje a um mês, a 22 de maio, como forma de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade que se comemora nessa data. Com o tema “A água no mundo e o mundo da água. Que futuro?”, esta segunda edição será exclusivamente online, devido à pandemia da COVID-19 e ao seu impacto na realização de eventos. “Nos nossos dias, o desperdício de água aliado ao aumento da procura deste recurso, tornou-se num problema que requer a atenção de todos devido à decrescente disponibilidade de água doce no nosso planeta. Se tivermos em conta que diariamente usamos a água nas mais diversas atividades na nossa vida (agricultura e indústria, higiene pessoal, alimentação, rega e limpeza), e nem sequer temos a noção da sua importância, é a prova de que ainda temos muito que aprender relativamente à relevância deste recurso na nossa sobrevivência”, considera João Lobo, presidente da autarquia, justificando a escolha do tema.

A partir da página do evento, em https://www.biodivsummit.pt/, é possível realizar a inscrição, gratuita, de modo a receber alertas sobre a divulgação de novos conteúdos. Nas semanas que antecederem o evento, serão disponibilizadas apresentações de especialistas que contribuirão com as suas perspetivas nos quatro painéis em debate: A água no mundo; O valor da água; A água na saúde; e O mundo da água. Dia 22 de maio, a partir das 14h00, e em direto, serão revistos os pontos fortes de todas as comunicações recebidas, respondidas as questões que chegarem até ao dia, com a troca de ideias entre os moderadores e convidados em debate. “Tal como a natureza, também nós temos que nos saber adaptar a novas condicionantes, sejam elas ao nível climático, do uso do solo ou da sua ocupação. O evento online é a forma de mantermos a celebração deste dia por tudo aquilo que ele significa para nós enquanto território, que pode ver potenciada ainda mais a sua biodiversidade”, acrescenta João Lobo.

Confirmadas estão já as intervenções dos Ministros do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Mar, Ricardo Serrão Santos.

2020-04-22