9ª Oficina do Bioaromas inspirada no Guia de Campo do Malhadal

O trabalho desenvolvido por Patrícia Garcia-Pereira, Eva Monteiro, Albano Soares, Sandra Antunes e Rui Félix, da Associação Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, autores do Guia de Campo da Praia Fluvial do Malhadal, e toda a envolvente da Ribeira da Isna, serviram de inspiração ao Chef Rui Lopes para a elaboração dos pratos apresentados na 9ª Oficina do Projeto-Escola Bioaromas, realizado a 30 de novembro no Centro Ciência Viva da Floresta. Nesta oficina foram exploradas as plantas aromáticas e medicinais que espontaneamente se desenvolvem ao longo da ribeira, tais como a hortelã da ribeira, o poejo ou a tanchagem numa ligação estreita com a floresta.

A viagem aos sabores à descoberta da diversidade e riqueza ecológica destes ecossistemas começou com um refresco de medronho, canela e menta aquática (nome mais comum, hortelã da ribeira), seguido uma tiborna com azeite novo do lagar, alho e sumo de laranja da época, remetendo para os sabores da infância de Rui Lopes. Como pratos principais foram servidas as sopas de peixe do rio com poejo e ovo acompanhadas de barbo frito e arroz de coelho bravo temperado com espargos selvagens, perpétua das areias e carqueja, seguindo-se a sobremesa de iogurte grego com polpa de medronho e raspa de lima.

A opinião dos participantes foi unânime na hora de provar os diversos pratos apresentados, que puderam descobrir diversas plantas espontâneas que normalmente são desvalorizadas e que dão sabor especial não só às iguarias apresentadas, mas também na cozinha do dia-a-dia, ouvindo com atenção as dicas do Chef e os conselhos para uma alimentação mais saudável, utilizando as plantas aromáticas.

A 9ª Oficina do Projeto Bioaromas realizou-se no Centro de Ciência Viva da Floresta, assinalou, pelo nono ano consecutivo, o Dia Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidades para a Alimentação e Agricultura e que serve para alertar para a importância de uma alimentação saudável para todos. 

 

2018-12-04