Miradouros

A Torre de Vigia do Arquiteto Siza Vieira, no topo da Serra das Talhadas, oferece uma vista de 360º sobre Proença-a-Nova e os concelhos vizinhos. Para além de local privilegiado de observação da paisagem, com 16 metros de altura, serve também a função de posto de vigia durante o período crítico da época de incêndios. Ao lado, o Cruzeiro da Serra das Talhadas recorda a religiosidade do povo das aldeias vizinhas. Este ponto da Serra das Talhadas é acessível por uma estrada de terra, a partir de Chão do Galego (junto ao recinto de festas desta localidade). Pode ainda ser percorrido a pé, através do percurso pedestre PR6.

Coordenadas: 39º46'25.43"N 7º46'30.02"W

O concelho integra o Geopark Naturtejo e os dois geomonumentos proporcionam paisagens panorâmicas perante as quais é impossível ficar indiferente. Nas Portas do Almourão, na fronteira com o concelho de Vila Velha de Ródão, além da beleza das fragas quartzíticas rasgadas pelo rio Ocreza avistam-se espécies raras de fauna e flora. Encontram-se grifos e sobrevoar a zona e grandes quantidades de zimbro. O miradouro e toda a zona envolvente são atravessados pelos percursos pedestres PR2 e PR6, apetecíveis para quem aprecia turismo de natureza.

O miradouro geomorfológico das Corgas estende-se no dorso das montanhas, por entre a urze e a giesta. O olhar alcança dezenas de quilómetros até à curiosa forma da Serra das Talhadas, que materializa a megadobra em U – o Sinclinal do Ródão.

Além dos dois geomonumentos, existem vários outros miradouros com paisagens que compensam a visita. O mais alto é o Picoto da Espadana, a 954 metros de altitude. Também o Cabeço dos Três Marcos, a 906 metros, permite observar áreas de grande relevo e beleza, aconselhando-se a viagem até Alvito da Beira. O Picoto do Vergão e a Penha do Falcão são outros pontos que convidam quem gosta de contemplar a natureza.


Ver Miradouros num mapa maior