Fauna e flora

Espécies de aves ameaçadas na Europa, como a cegonha preta e o grifo, continuam a nidificar no concelho, sobretudo nas margens escarpadas do rio Ocreza. As portas de Almourão, integradas no Geopark Naturtejo, são um dos locais a escolher para observação destas espécies.

De resto, diversidade não falta e podem encontrar-se espécies como a raposa, ginete, saca-rabo, javali, lebre, perdiz vermelha, gralha preta, mocho galego, peneireiro de dorso malhado, lontra, esquilo, garça cinzenta ou veados, entre muitas outras.

A flora é dominada por pinhais e eucaliptais, forradas por estevas, urzes e tojos no estrato arbustivo. Junto das ribeiras aparecem frequentemente tufos de gilbardeira, em algumas encostas escarpadas o zimbro e nas elevações medronheiros, cujo fruto é sobretudo utilizado para fabricar aguardente.

Apesar de terem sido tomados pelos pinhais, observam-se ainda que isoladamente sobreiros, azinheiras e olivais – a oliveira tem, nos últimos anos, recuperado algum do espaço dominante que lhe era dado no passado.