Apoios existentes no Concelho

Protocolo Financiamento Regional

Normas e condições de acesso

Procedimentos de Trab. e Articulação entre Parceiros

Formulário de Candidatura

Acordo de Cooperação Empreendedorismo

Programa de Incentivo à Criação de Emprego do Municipio de Proença-a-Nova

Ao longo dos anos o Município de Proença-a-Nova tem canalizado todos os seus esforços para a atração de investimento privado no concelho, tendo como grandes objetivos, combater o desemprego, relançar a economia e trazer pessoas para o Município.

A definição e desenvolvimento de uma política local promotora da dinamização económica passa de forma concreta pela implementação de medidas de apoio ao investimento e à criação de emprego local.

Assim sendo, o Municipio criou recentemente o Programa de Incentivo à Criação de Emprego do Municipio de Proença-a-Nova que pode consultar aqui, e o Formulário de Candidatura.

O Município dispõe de alguns programas / parcerias de apoio de financiamento para estimular e orientar investimentos a realizar por micro e pequenas empresas

Programa PROENÇAFINICIA – Crédito Local

Está à disposição das Micro e Pequenas Empresas um produto financeiro inovador e atrativo comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado.

Este produto destina-se a ser utilizado no financiamento de pequenos projetos de investimento, de uma forma exclusiva, ou complementar aos capitais próprios ou a capitais provenientes de outros sistemas.

Os mecanismos e procedimentos de pedido de apoio pelo Fundo pretendem-se simples e desburocratizados e os processos de tomada de decisão e concretização da operação, rápidos.

Além destas medidas de apoio ao financiamento de que as micro e pequenas empresas do nosso concelho dispõem, existe um grande leque de incentivos ao investimento:

Portugal 2020

Portugal vai receber 25 mil milhões de euros até 2020, para tal definiu os objetivos temáticos para estimular o crescimento e a criação de emprego, as intervenções necessárias para os concretizar e as realizações e os resultados esperados com estes financiamentos.

Estímulo à produção de bens e serviços transacionáveis; Incremento das exportações; Transferência de resultados do sistema científico para o tecido produtivo; Cumprimento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos; Redução dos níveis de abandono escolar precoce; Integração das pessoas em risco de pobreza e combate à exclusão social; Promoção do desenvolvimento sustentável, numa ótica de eficiência no uso dos recursos; Reforço da coesão territorial, particularmente nas cidades e em zonas de baixa densidade; Racionalização, modernização e capacitação da Administração Pública, são os principais objetivos das políticas a prosseguir no Portugal2020.

A programação e implementação do Portugal 2020 organizam-se em quatro domínios temáticos: - Competitividade e Internacionalização; - Inclusão Social e Emprego; - Capital Humano; - Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Considera, ainda, os domínios transversais relativos à reforma da Administração Pública e à territorialização das intervenções.

Programas Operacionais Portugal 2020

O Portugal 2020 é operacionalizado através de Programas Operacionais:

Programas Operacionais Temáticos no Continente:

Programas Operacionais Regionais no Continente do Centro

Programas de Desenvolvimento Rural:

Incentivos à Criação de Emprego, Formação e Qualificação

Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego

Programa de Estágios Profissionais

Capitais de Risco

O capital de risco é uma forma de financiamento em que a entidade financiadora – Sociedade de Capital de Risco (SCR) – assume uma participação no capital da empresa. A relação com as empresas participadas, temporária e de médio/longo prazo, passa pela tomada de uma posição minoritária na sua estrutura acionista, que poderá ter lugar numa fase de criação ou expansão da sua atividade.

Garantia Mútua

A Garantia Mútua é um sistema privado de apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas que tem como principal objetivo apoiar o investimento, desenvolvimento, modernização e internacionalização das PME em Portugal.