Instalação de painéis fotovoltaicos para explorações agrícolas com candidaturas abertas

As explorações agrícolas que pretendam instalar painéis fotovoltaicos – Next Generation dispõem de apoios financeiros no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2014-2020) nas situações em que o custo total elegível, apurado em sede de análise, seja superior ou igual a 1 000 € e inferior ou igual a 50 000 €. São elegíveis os painéis fotovoltaicos, respetivas estruturas associadas e a sua instalação, desde que adquiridos após a data de submissão da candidatura. Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável e assumem a modalidade de custos simplificados sob a forma de tabelas normalizadas de custos unitários.

Os principais objetivos desta operação passam por contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do setor agrícola, aumentando a sua sustentabilidade energética através da produção de energia a partir de fonte renovável, designadamente, energia solar fotovoltaica e contribuindo para a descarbonização do setor, por via da redução da utilização de combustíveis fosseis na agricultura, designadamente na rega.

A submissão de candidaturas decorre até às 17h00 do dia 14 de julho de 2021 através de formulário eletrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020, em www.portugal2020.pt, ou do PDR2020, em www.pdr-2020.pt. O Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário do Município de Proença-a-Nova encontra-se disponível para apoiar no preenchimento das candidaturas.

2021-06-01