Candidaturas abertas para apoio à instalação de painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas

Até ao dia 6 de maio de 2022 será possível apresentar candidatura para apoio à instalação de equipamentos fotovoltaicos em explorações agrícolas. A tipologia de intervenção a apoiar diz respeito a investimentos nas explorações agrícolas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos e estruturas associadas, cujo custo total elegível apurado seja superior ou igual a 1 000 € e inferior ou igual a 50 000 €.

Estes apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável e assumem a modalidade de custos simplificados, correspondendo o custo unitário do watt a 1,35€. No caso de se tratarem de explorações localizadas no concelho de Proença-a-Nova, o apoio é de 70% a fundo perdido. Para efetuar a candidatura não é necessário a apresentação de orçamentos, mas é obrigatório a apresentação de um diagnóstico elaborado por um técnico reconhecido pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) com as potências necessárias. Apenas se admite a cada beneficiário a apresentação de uma candidatura.

No anúncio de abertura do período de apresentação de candidaturas estão descritos quais os objetivos que deverão orientar a intenção de efetuar a candidatura: “melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores; contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do setor agrícola; aumentar a sustentabilidade energética das explorações através da produção de energia a partir de fonte renovável, designadamente, energia solar fotovoltaica; dotar as explorações agrícolas com capacidade de produção de energia solar fotovoltaica face às suas necessidades e contribuir para a descarbonização do setor, por via da redução da utilização de combustíveis fosseis na agricultura, designadamente na rega”.

Em caso de interesse, deve contactar o Gabinete de Apoio ao Empresário e ao Agricultor, pelo e-mail: gapemp@cm-proencanova.pt ou contacto telefónico da Câmara Municipal de Proença-a-Nova:  274 670 000.

2022-02-14