Azeitona galega da Beira Baixa é produto de Indicação Geográfica Protegida 

A azeitona galega da Beira Baixa, a variedade predominante no concelho de Proença-a-Nova, recebeu o estatuto de Indicação Geográfica Protegida (IGP), conforme aprovado pela Comissão Europeia no dia 8 de março. No processo, submetido pela Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, “entende-se por azeitona galega da Beira Baixa o produto preparado, azeitona de conserva, obtido a partir da variedade Galega da espécie Olea europaea L”, sendo produzida na área geográfica dos concelhos de Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação. Desta forma, sempre que a azeitona galega da Beira Baixa for comercializada em conserva (inteira, retalhada, descaroçada, em rodelas ou em pasta) deve incluir a menção Azeitona Galega da Beira Baixa – Indicação Geográfica Protegida” ou “Azeitona Galega da Beira Baixa IGP”.

No concelho não existe atualmente nenhuma indústria de conserva de azeitona, sendo uma possível área de negócio a desenvolver, seguindo o exemplo da Fábrica Cotovia, da firma Mattos & Carvalho, Lda, que se dedicou a esta atividade entre 1950 e 1974, com exportações para Angola e Moçambique e onde chegaram a trabalhar cerca de 60 pessoas. O complexo industrial localizava-se no edifício onde estão atualmente instalados o Polo da Biblioteca Municipal de Sobreira Formosa e o Museu Isilda Martins.

Sendo a variedade predominante no concelho, toda a azeitona galega tem sido transformada em azeite: existem 20 lagares em laboração, que produzem anualmente entre 100 a 150 mil litros de azeite. Neste caso, o azeite de Proença-a-Nova integra a área de Denominação de Origem Protegida (DOP) do Azeite da Beira Baixa. Em conjunto com a Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, o Município tem em curso o projeto de valorização do lagar da Cooperativa de Olivicultores de Sobreira Formosa, transformando-o numa unidade moderna que contribua para a valorização do azeite desta região a produzir em modo biológico.

O Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor do Município está disponível para aconselhamento a possíveis investidores, envolvendo diretamente a azeitona galega da Beira Baixa ou outros produtos endógenos do território.

 

2023-03-15