COVID-19: Ponto de Situação do Concelho de Proença-a-Nova

O concelho de Proença-a-Nova contabiliza esta sexta-feira, 16 de abril, quatro casos positivos de pessoas infetadas com COVID-19, 80 pessoas em vigilância, para um total de 207 recuperados e 3 óbitos. O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 15 de abril, “o decreto que regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da República, prosseguindo-se a estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19”. A partir de segunda-feira, 19 de abril, é permitida a abertura de restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h nos fins-de-semana e feriados; de lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação; cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos; e ainda de todas as lojas e centros comerciais.

Os alunos do secundário e da universidade regressam às aulas presenciais e é autorizada a prática de modalidades desportivas de médio risco, de atividade física ao ar livre até 6 pessoas; é permitida a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m²) e casamentos e batizados com 25% de lotação.

Estas medidas serão revistas concelho a concelho, em função das avaliações quinzenais da taxa de incidência e, quando superior a 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, as medidas vão recuar para a fase anterior àquela em que se encontravam. De acordo com a Direção-Geral de Saúde, no mapa de risco de incidência cumulativa de 9 de abril, Proença-a-Nova encontra-se em risco baixo a moderado (categoria de incidência de 0,120).

2021-04-16