Programa de Desenvolvimento Rural apoia renovação do parque de tratores agrícolas

Estão abertas as candidaturas à operação 3.2.2 do Programa de Desenvolvimento Rural, destinada a pequenos investimentos na exploração agrícola. O objetivo é renovar o parque de tratores agrícolas, sendo apoiada a aquisição de novos equipamentos cujo custo total elegível, apurado em sede de análise, seja superior ou igual a 1.000 euros e inferior ou igual a 50.000 euros. De acordo com o aviso, “apenas são elegíveis os tratores adquiridos após a data de submissão da candidatura, mediante abate de tratores com mais de dez anos que, à data de 31 de dezembro de 2020, se encontrem registados em nome do beneficiário e em utilização regular, esta última demonstrada pela existência de apólice de seguro ativa naquela mesma data”. A submissão de candidaturas já pode ser realizada através de formulário eletrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 em www.pt-2020.pt, ou do PDR2020 em www.pdr-2020.pt.

O objetivo da presente iniciativa, que tem uma dotação orçamental de 15 milhões de euros, é melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores, contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do setor agrícola e aumentar a segurança dos operadores de máquinas agrícolas e melhorar a eficiência energética dos equipamentos. Na avaliação das candidaturas serão analisados critérios como a localização dos terrenos da exploração agrícola, a idade do trator a abater e as características do trator a adquirir. A candidatura será pontuada quando for apresentada por detentor de Estatuto de Agricultura Familiar, emitido pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável e assumem a modalidade de custos simplificados. Para mais informações contacte o Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário.

2021-04-13