Bibliomóvel comemora 14 anos de itinerâncias no concelho 

Há 14 anos que a Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova percorre as localidades do concelho, levando muito mais do que livros aos seus utilizadores: desde a viagem inaugural, realizada a 26 de junho de 2006, ao serviço de empréstimo domiciliário juntaram-se outros, sendo atualmente um posto móvel de atendimento do Município e uma forma de levar serviços de proximidade aos seus utilizadores. “A Bibliomóvel é um instrumento de divulgação cultural, de enriquecimento dos nossos concidadãos e, ao mesmo tempo, veículo de inclusão social. É, por isso, ferramenta hoje indispensável e ação de educação, cultura e ação social”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Depois da paragem forçada devido ao Estado de Emergência, declarado na sequência da pandemia da COVID-19, a Bibliomóvel já regressou novamente à estrada, estando a cumprir as duas rotas semanais do seu percurso (rotas disponíveis para consulta em www.biblioteca.cm-proencanova.pt). Para além das aldeias, realiza ainda visitas aos centros de dia e misericórdias do concelho (temporariamente suspensas). Aliás, o projeto nasceu de uma parceria entre o Município e a Santa Casa de Misericórdia de Sobreira Formosa, apresentado ao programa Progride, do Instituto de Solidariedade e Segurança Social, programa vocacionado para o combate à pobreza e exclusão social, referenciado no Plano Nacional de Ação para a Inclusão 2003-2005.

A Bibliomóvel, os seus recursos humanos, bibliográficos e sentimentais foram-se entranhando na paisagem e no quotidiano dos seus utilizadores/visitantes/amigos, apostando e baseando os seus serviços – acesso a informação e conhecimento, promoção do livro e da leitura – em valores como a proximidade, a periodicidade, a cumplicidade e a amizade, que constituem a sua imagem de marca. Pode acompanhar as andanças da Bibliomóvel em opapalagui.blogspot.com.

2020-06-26