Atividades Económicas

 

Para consultar informação sobre as empresas instaladas no concelho clique aqui.

 

O tecido empresarial do Concelho é constituído maioritariamente por empresas de pequena dimensão, em que predomina o setor terciário.

O setor secundário tem também um peso significativo, englobando nomeadamente construção civil, metalúrgicas, transformação de madeira e indústria alimentar.

O setor primário tem pouca importância para a economia concelhia.

No Concelho existem 3 áreas distintas onde as empresas se podem instalar: a Zona Industrial de Proença-a-Nova, localizada entre Proença-a-Nova e o IC8; o Loteamento Industrial de Sobreira Formosa, junto à ex-EN233, e o Parque Empresarial de Proença-a-Nova.

Na Zona Industrial de Proença-a-Nova estão sedeadas 30 empresas dos mais variados setores de atividade, que empregam aproximadamente 350 pessoas. Destacam-se as empresas de caixilharia, serralharia, tornearia, mármores, oficinas e transportes pesados.

O Loteamento Industrial de Sobreira Formosa, ainda com lotes por preencher, tem já implementadas algumas empresas de áreas diversas: serralharia civil; reparação de eletrodomésticos e instalação de gás; construção e instalação de estruturas em alumínio; comércio de pneus e óleos; pinturas; destilaria; produção de biodiesel; bombas de combustível; reparação automóvel.

No Parque Empresarial de Proença-a-Nova encontram-se a laborar 6 empresas, nomeadamente uma moderna unidade de produção de azeite  (Lagares da Catraia, S.A.), uma empresa na área do design e produção de equipamentos urbanos (AMBIENTI D'INTERNI), duas empresas de recolha e valorização de resíduos sólidos urbanos e industriais  (Linhambiente S.A.) e (Assis Cristóvão Correia), uma partner do Grupo Lena que se dedica à comercialização de equipamentos para a área ambiental, nomeadamente estações de tratamento de águas residuais portáteis, máquinas de higienização e caixas alimentares  (VSA Tecnologias Ambientais), e uma unidade de produção e comercialização de coalhos (Tribo da Primavera, Lda.),  prevendo-se para breve a instalação de mais empresas.