Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário
 

 

 

Contactos

Gabinete de Apoio ao Agricultor     

Praceta Frei Rodrigo Egídio

6150-522 Proença-a-Nova

 

Telefone: 274 672 740 / 274 670 000

Telemovel: 925 100 870

Email: gapemp@cm-proencanova.pt

 

Candidatura ao gasóleo verde (gasóleo agrícola) de uma só vez

As regras de candidatura foram alteradas de forma a dispensar da obrigação de confirmação anual da situação dos beneficiários junto das entidades competentes. O novo enquadramento legal, introduzido pela portaria n.º 762/2010, de 20 de agosto, mantém a obrigação de comunicação das alterações da respetiva situação, para se aferir da manutenção dos pressupostos da concessão do benefício fiscal e do cumprimento das demais condições exigíveis.

No concelho de Proença-a-Nova, essas alterações poderão ser efetuadas no Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário, às quintas-feiras.

 

Formação para agricultores - Curso para aplicadores de produtos fitofarmacêuticos (herbicidas, inseticidas, fungicidas)

O Centro Ciência Viva da Floresta, em colaboração com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco, tem vindo a promover ações de formação sobre aplicação de produtos fitofarmacêuticos (herbicidas, inseticidas, fungicidas entre outros). O objetivo é proporcionar aos agricultores do concelho as condições necessárias para poderem adquirir e aplicar herbicidas, inseticidas e fungicidas nas suas explorações agrícolas.

Segundo o nº 3 de artigo 15º da lei 26/2013 de 11 de abril, a partir de 26 de novembro de 2015, os produtos fitofarmacêuticos apenas podem ser aplicados por aplicadores habilitados e como tal identificados.

Custo da formação: 80 € por formando, valor reduzido para metade no caso de formandos com residência no concelho. Com o intuito de apoiar os agricultores residentes e as suas explorações agrícolas, a Câmara suporta metade do custo desta formação.

As formações serão ministradas em horário pós-laboral, em data posteriormente fixada, no auditório do Centro Ciência Viva da Floresta ou em outro local, caso se justifique.

Os interessados em inscrever-se devem dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Agricultor, contactar pelo telefone 274 672 740 / 274 670 000 ou através do email: gapemp@cm-proencanova.pt.

 

Manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas

Destina-se a compensar os agricultores da perda de rendimento e dos custos adicionais resultantes das desvantagens para a produção agrícola nas zonas de montanha e nas zonas com desvantagens naturais.

Tem como principais objetivos:

  • Contribuir para a utilização continuada das terras agrícolas;
  • Manutenção da paisagem rural;
  • Conservação e a promoção de sistemas de exploração agrícola sustentáveis.

Se tem mais de 1 hectare de superfície agrícola, candidate-se a esta ajuda.