Valnor promove ação de sensibilização na USPN

Inserida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Valnor, em parceria com o Município de Proença-a-Nova, promoveu uma ação de sensibilização junto dos alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, no dia 23 de novembro.

Apesar de temas como reciclagem, redução de resíduos ou reutilização estarem já presentes no dia-a-dia da maioria das pessoas, a verdade é que “ainda produzimos muito lixo”. Esta iniciativa, este ano com o tema: “Reutilização e Recuperação: dá-lhe uma nova vida!”, pretende incentivar “as pessoas a assumir o compromisso para a redução do lixo”, afirmou Fernando Nunes, da Valnor.

O objetivo desta ação é incentivar as pessoas para a mudança de hábitos como reutilizar, ou doar artigos que já não usamos, pedir emprestado ou comprar em segunda mão, consertar em detrimento de comprar novo, ou seja, “dar uma nova vida” aos objetos, contribuindo desta forma para a redução de resíduos.

Nesta ação, o responsável da Valnor reforçou a ideia de que o lixo é uma responsabilidade de todos nós e que devemos ser responsabilizados por ele, quando há gestos que evitariam a produção de resíduos, como é o caso das pessoas que “deixam colchões, eletrodomésticos nas nossas florestas, lixo à beira de estradas e autoestradas ou em espaços públicos”, bastando, no caso de Proença-a-Nova, entregá-los ao Ecocentro localizado na zona industrial.

Com esta ação, os alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa, ficaram com duas ideias importantes para refletir: todos somos responsáveis pela forma como produzimos resíduos e todos devemos optar por reutilizar e/ou reciclar objetos, contribuindo para o bem-estar do planeta.

 

 

2017-11-27