Plantas ameaçadas em exposição no CCV da Floresta

“Plantas ameaçadas em Portugal” é a exposição, desenvolvida pela equipa do Banco de Germoplasma do MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência - que irá estar patente no Centro Ciência Viva da Floresta a partir de dia 3 de fevereiro e que mostra as espécies de flora portuguesa que se encontram em risco de extinção em Portugal.

A destruição dos habitats, a sobre-exploração dos recursos naturais, a introdução de espécies invasoras, a poluição e as alterações climáticas são os fatores que constituem as maiores ameaças ambientais a estas plantas. Esta coleção tem como fim servir de base a trocas e permutas entre instituições, providenciando um recurso genético a longo prazo que poderá ser usado à luz de novos desenvolvimentos tecnológicos. Cada espécime catalogado é constituído por um conjunto de informações que incluem ADN, identificação, referência GPS de origem, imagens e outros e referência a um voucher depositado em herbário.

Esta exposição pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido por esta equipa que inclui o Banco de Sementes A.L. Belo Correia e o Banco de DNA, bem como alguns projetos e políticas para a proteção de plantas ameaçadas que têm vindo a ser desenvolvidos ao longo dos últimos anos por equipas de todo o mundo.

Com entrada gratuita, esta exposição estará no CCV da Floresta até 31 de maio.

 

2018-02-01