Inaugurada requalificação do forno comunitário de Ripanso

As obras de requalificação do forno comunitário de Ripanso foram inauguradas este domingo, 18 de fevereiro, por ocasião do 150º passeio pedestre que realizou uma das paragens da caminhada junto a esta infraestrutura. Com a presença da população, o momento foi assinalado com o descerrar de uma placa pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, que recordou o avançado estado de degradação do forno. “É fundamental intervir no património comunitário das nossas aldeias, não apenas pela simples preservação dos equipamentos, mas acima de tudo para manter viva a memória dos lugares e as histórias a eles associadas”, considera.

No dia em que foi inaugurado, o forno foi aceso ajudando a dar consistência à rábula que o grupo de teatro Váatão apresentou em Ripanso aos participantes do passeio pedestre “Trilhos do Plangaio”: uma mulher ensinava à sua afilhada como fazer pão e recordava os ratinhos que tinham ido para a ceifa no Alentejo. Enquanto amassavam, interagiam com um vizinho, quase surdo, criando situações divertidas. A jovem aprendiz acabou por não conseguir fazer pão, antes as pizzas de plangaio que foram distribuídas aos caminheiros neste ponto.

Para além da intervenção em Ripanso, o Município foi responsável pelas obras de beneficiação no forno comunitário de Giesteiras e na Fonte da Mina, na Maljoga, realizadas no segundo semestre de 2017.

 

2018-02-21