Crianças e jovens do concelho participaram em várias atividades 

Durante julho e agosto, as crianças que integraram os ATL’S de Proença-a-Nova, participaram num conjunto de atividades lúdicas e educativas, promovidas pelo Projeto CLDS 3G Promover e Integrar, em parceria com o Município de Proença-a-Nova, tendo como objetivo a promoção de estilos de vida saudáveis junto dos mais novos e a partilha entre gerações de saberes locais e tradições.

No início de julho, um total de 43 crianças e jovens realizaram um Peddy-Paper na vila, onde ao longo do percurso as equipas tiveram de responder ao Quiz das Ciências e das Invenções que aborda temas como O corpo Humano, a Aventura da Vida, o Clima, a Terra e as Grandes Invenções. Em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Proença-a-Nova, as crianças visitaram o moinho de vento do Pergulho, no dia 14 de julho, que incluiu ainda a oportunidade de aprenderem a fazer pão com chouriço e broas de mel. Inserido neste programa de iniciativas no mês de julho, esteve ainda um workshop de fotografia com Joaquim Rodrigues, realizado no dia 21, no Parque de Santa Margarida. Em agosto, no dia 4, este grupo realizou uma prova de Geocaching, um passatempo e desporto de ar livre no qual se utiliza um GPS para encontrar uma "geocache" colocada em qualquer local do mundo, neste caso, foram descobertas duas dentro do limite urbano da vila.

A aprendizagem das tradições locais esteve em destaque no dia 16, quando o grupo de crianças aprendeu a fazer canastras em salgueiro com António Martins Cardoso, a construir miniaturas em xisto com Vasco Domingues, a trabalhar a cortiça com Francisco José Cardoso Ribeiro e a trabalhar no tear de Maria do Carmo Farinha.

O objetivo deste programa de verão passa por desenvolver atividades que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos mais novos e para fomentar a divulgação da cultura local.

2017-09-07