Árvores de interesse público do concelho visitadas no dia da “Floresta Sénior”

No dia 21 de fevereiro, uma das datas do Ano Municipal da Floresta, as árvores existentes no concelho de Proença-a-Nova classificadas como de interesse público pela Autoridade Florestal Nacional, assim consideradas por se distinguirem das da sua espécie quer pelo porte, quer pela antiguidade, foram visitadas pelos alunos da disciplina Ciência Viva da Universidade Sénior e foi ainda colocada uma placa identificativa junto de cada uma delas, numa organização do Centro Ciência Viva da Floresta.

O ulmeiro (Ulmus minor) da Praça do Comércio, na Sobreira Formosa, plantado há cerca de 145 anos por João Luís Grilo (bisavô de João Lobo, atual presidente da autarquia proencense) junto à antiga Casa da Câmara desta vila, recebeu a primeira paragem. “É uma árvore notável, usada em Portugal como ornamental e de sombra, destacando-se pela sua copa armada em forma de caramachão. O local é ponto de encontro e de lazer”, revela o CCV da Floresta sobre este ulmeiro que é atualmente um dos pontos de visita obrigatórios para quem visita a vila. Também o ulmeiro junto à Fonte da Estevaleira, na Estrada Nacional 233, tem o mesmo formato de chapéu de sol que o seu vizinho, amparado por uma estrutura que lhe permite suster o peso dos ramos. Com 123 anos, este ulmeiro é fonte de sombra assim que ganha folhas, já que nesta altura perde a ramagem que lhe é característica. Na visita ao local, que tem fonte e parque de merendas, já são visíveis os primeiros rebentos nos ramos do ulmeiro, sinal de que a primavera se aproxima.

Na paragem seguinte, junto à Igreja de Nossa Senhora do Pópulo em Montes da Senhora, a comitiva apreciou a impressionante oliveira (Olea europea europea) que terá 423 anos, sendo considerada a mais velha e célebre da região. Originalmente um zambujeiro (oliveira-brava), são ainda visíveis os sinais da enxertia, distinguindo-se as duas espécies. Na praia fluvial da Aldeia Ruiva, quatro choupos-negros (Populus nigra) - com 103 anos de idade - encontraram condições ideais junto à água da Ribeira da Isna para crescerem em altura.

O Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta tem como objetivo destacar este importante recurso do concelho, celebrando-o nos dias 21 de cada mês. A 21 de março, Dia Internacional da Floresta, realizar-se-á a iniciativa “Uma Aldeia, Uma Árvore – 24 horas a florestar”.

Fotografias da atividade disponíveis na página oficial do Facebook do Município.

2018-02-26