150º Passeio Pedestre comemora-se em fevereiro

No ano que marca o 15º ano de caminhadas mensais regulares, a 18 de fevereiro assinalam-se 150 caminhadas a descobrir o concelho de Proença-a-Nova, com o passeio comemorativo Trilhos do Plangaio, com 11 quilómetros, que percorrerá as aldeias de Ripanço, Giesteiras e Figueira, tendo como ponto de partida e chegada a vila de Sobreira Formosa. Em todos os pontos de passagem, os caminheiros terão a oportunidade de desfrutar da beleza natural das paisagens e do património material, mas também descobrirão os sabores típicos do concelho, com especial destaque para o plangaio, um enchido exclusivo da região. Ao longo do percurso, serão brindados com alguns momentos divertidos com manifestações de carácter performativo, entre outras surpresas, dando alento a quem caminha para no final degustar as melhores iguarias gastronómicas. “Convido-vos a que se juntem a nós neste 150º passeio, dia de festa, em que pretendemos ultrapassar os 600 participantes, número que atingimos no passeio 100, contando convosco para alcançar este objetivo, estando presentes ou divulgando a iniciativa”, relembrou o presidente da câmara municipal, João Lobo, aos participantes do 149º passeio pedestre, o primeiro do ano de 2018 que se realizou no domingo, 21 de janeiro. Inserido na GR39 Grande Rota da Cortiçada, a caminhada uniu as aldeias de Sobral Fernando e Giesteiras e contou com 105 participantes.

“É, sem dúvida alguma, um marco que merece ser assinalado: desde 2003 que o Município promove a descoberta das paisagens do concelho, do seu património e da sua história, mas também das suas localidades e gastronomia. Nestes 1.452 quilómetros percorridos desde essa altura, o objetivo, sendo sempre o mesmo, pretende-se renovado em cada edição. É neste âmbito que decidimos implementar a Grande Rota da Cortiçada, agregando grande parte dos itinerários dos passeios de pequena rota homologados, promovendo os alojamentos locais enquanto pontos preferenciais de estadia mais prolongada e explicando os geossítios e os variados pontos de interesse que recheiam o nosso território”, afirmou o João Lobo.

O traçado da GR 39 - Grande Rota da Cortiçada continua em destaque, depois do quilómetro zero ter sido inaugurado há precisamente um ano, no Parque Urbano Comendador João Martins. O primeiro passeio de 2018 coincidiu com o primeiro dia 21 do ano, que foi assinalado com a iniciativa “Uma floresta por inteiro”, promovida pelo município e pelo Centro Ciência Viva da Floresta, no âmbito do Ano Municipal da Floresta. Cada um dos participantes recebeu uma árvore autóctone no final da atividade, com a respetiva ficha científica, bem como um folheto com medidas de autoproteção em caso de incêndio florestal e o apelo da diretora executiva do Centro Ciência Viva da Floresta, Edite Fernandes, para a importância de preservarmos um dos bens mais preciosos: a floresta.

 

2018-01-23