12 bonecas em exposição no Auditório Municipal

“12 meses, 12 bonecas” é o nome da coleção de bonecas elaboradas por Érica Brito da Luz que desde sábado, dia 6 de janeiro, está disponível para visita no Auditório Municipal de Proença-a-Nova.

Cada boneca, com aproximadamente 40 cm de altura, é um momento do ano, traz as cores e os símbolos de cada mês e retrata a sensibilidade, os tons e texturas da vida, com uma influência citadina, refletindo também a vivência da autora que sempre morou em Lisboa. Érica Brito da Luz, dinamizadora do projeto Senhorinha, aceitou o desafio que lhe foi lançado e no ano passado criou uma boneca para cada mês, “representando o modo como vivemos a passagem do tempo”: em janeiro é o mês da neve e a boneca veste uma capa de pelo, em abril aparece com capa de chuva, em junho surge com um manjerico debaixo do braço ou em agosto estendida numa toalha de praia a apanhar banhos de sol. Cada boneca é ainda acompanhada com um pequeno texto, onde Érica escreve uma reflexão sobre aquilo que cada mês lhe transmite ou relatando as suas memórias de infância e por um bolo enfeitado de acordo com os ingredientes de cada mês, de autoria de Margarida Abreu, promotora do projeto “Da Margarida”. Para 2018, a autora já tem uma nova boneca, mas cuja coleção será inspirada nas aldeias de Portugal. “Para criar a boneca Janeiro de 2018 estou a inspirar-me nos pastores da Serra da Estrela e até março pode ser que ainda consiga mostrar mais duas bonecas”, afirmou Erica na inauguração da exposição.

O Vice-Presidente da autarquia, João Manso, presente também na inauguração, saudou esta iniciativa e afirmou que “é com agrado que apoiamos estes projetos, de pessoas empreendedoras e que se querem fixar no interior”, acrescentando que irão ser desenvolvidas outras atividades em colaboração com Érica da Luz durante o presente ano.

A exposição “12 meses 12 bonecas” estará patente no Auditório Municipal até 31 de março.

2018-01-08