“Pôr-do-sol ao luar” apresentado na Casa das Associações

A Casa das Associações foi palco da apresentação do livro “Por-do-sol ao luar”, de João Gabriel Batista, autor natural do concelho, no dia 25 de novembro.

Apresentado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Manso, o segundo livro de João Gabriel Batista conta a história de um “capitão” sem memória, cujo enredo se desenrola à volta das suas lembranças, baseadas nas situações que vão acontecendo numa praia, local onde a personagem se encontra. O livro espelha de uma forma diferente a felicidade, a felicidade dos objetivos de vida e a felicidade que pode acontecer e que se concretizar com a morte, por mais estranho que isso possa parecer. Desvendando um pouco do livro, o autor explica que o narrador é alguém invulgar e que não deu nome às personagens principais com o objetivo de “assim podermos ser nós a colocar o nome dessas personagens ou sermos nós a estar nesse papel”, representando a forma encontrada pelo autor de envolver o leitor no livro.  Além disso, de uma forma não muito explícita como o próprio autor explica, o livro apresenta a sua visão crítica da sociedade.  

Questionado por várias pessoas da audiência, que encheu a sala multiusos da Casa das Associações, acerca do significado do título, João Gabriel Batista conta que foi uma expressão que ouviu em tempos e desde logo pensou que seria um bom título de um livro, baseando a escrita desta obra nesse “por-do-sol ao luar”.

O livro editado pelas Edições Toth está à venda nas livrarias e livrarias online e é uma dedicatória à memória do avô do autor.

2017-11-29