Gabinete de Ação Social e Saúde
 

 

 

Contactos

Município de Proença-a-Nova

Gabinete de Ação Social e Saúde  

Avenida do Colégio    

6150-401 Proença-a-Nova

 

Telefone | 274 670 000 - Ext. 129/130     

Fax | 274 671 697

Email | saudemovel@cm-proencanova.pt

 

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE

Fazer chegar os cuidados básicos e rastrear problemas de saúde são os objetivos principais da Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova, adquirida em 2006 ao abrigo do programa PROGRIDE.

Desde então, tem sido este o norte de atuação da UMS que desde 2014, para referenciar o passado mais próximo, tem percorrido o concelho, efetuando rastreios de tensão arterial, glicémia, colesterol, triglicéridos, peso, altura, índice de massa corporal e, neste último ano de 2016, também de temperatura e percentagem de oxigénio sanguíneo. A UMS disponibiliza aos seus utilizadores um conjunto de informação que visa desmistificar, esclarecer e ajudar a prevenir alguns dos problemas de saúde mais prevalentes na sociedade atual.

Entre as inovações da UMS estão as ações de sensibilização junto dos mais jovens e dos mais idosos do concelho, através de visitas programadas a escolas, atl’s, lares e centros de dia. Iniciadas em 2016, em colaboração com o grupo de Desporto do Município, estas iniciativas permitiram rastrear alguns parâmetros dos ginastas séniores antes e depois do exercício, bem como realizar ações de informação no dia da criança e no dia da alimentação.

Já na reta final do ano de 2016, a UMS iniciou um ciclo de saídas conjuntas com a BIBLIOMÓVEL do Município. Com esta iniciativa pretende-se interligar quem usufrui destes dois recursos, alargando o leque de utilizadores de cada um. Esta é mais uma iniciativa que visa quebrar o isolamento de algumas localidades concelhias.

O alargamento dos cuidados prestados pela UMS a quem visita sazonalmente Proença-a-Nova e os seus ex-libris começou em 2016 e tem-se prolongado ao longo deste ano, com a deslocação desta Unidade às praias fluviais e zonas balneares do concelho. Neste contexto, além dos rastreios, a sensibilização para os cuidados a ter com o sol foi outra das ações de sensibilização levadas a cabo pela UMS.

Uma vez que a par da saúde do corpo temos sempre que zelar pela saúde da mente, estamos focados em continuar com iniciativas como estas e empenhados em pôr em marcha muitas outras.

 

Panfletos Informativos

 Alcoolismo  Hipertensão arterial
 Cancro de pele  Infeções urinárias
 Colesterol  O calor
 Depressão  Onicomicoses
 Diabetes  Osteoporose
 Doença de alzheimer  Próstata
 Gripe  Tabagismo
 Hábitos saudáveis  Tiróide
 

Estatísticas

 

 


 

TERMAS AO ACESSO DE TODOS

Para que um maior número de munícipes possa usufruir de tratamentos termais a preços mais acessíveis, está estabelecida uma parceira entre o Município e as Termas da Ladeira de Envendos.

Os termalistas podem beneficiar dos seguintes descontos especiais:  

  • Desconto de 35% nos tratamentos de Balneoterapia e ORL nos meses de maio, junho, setembro e outubro;
  • Desconto de 20% nos tratamentos de Balneoterapia e ORL nos meses de julho e agosto.

Além destes descontos o Município oferece ainda transporte gratuito, por um período de 7 dias, sempre que o número de pessoas o justifique.

 Ficha de inscrição