Pesca

São várias as linhas de água e locais com boas condições para a prática de pesca desportiva, sendo de destacar o rio Ocreza, ribeira e barragem da Pracana, ribeira do Alvito, zona da foz da ribeira da Fróia e ribeira da Isna.

Na ribeira da Isna existe uma concessão de pesca desportiva, com uma extensão de 2,9 quilómetros e uma área aproximada de 3,7 hectares. Os interessados em solicitar uma licença diária devem dirigir-se ao Balcão Único do Município de Proença-a-Nova ou, no fim de semana, ao posto de turismo. 

O regulamento da concessão fixa as oito espécies a pescar, os períodos de pesca e o número de capturas permitido diariamente a cada pescador. 

Boga, carpa, barbo e achigã são as principais espécies existentes nas linhas de água do concelho e estão associadas a alguns pratos típicos do concelho – é o caso da salada de almeirão com achigã frito ou das sopas de peixe. O período de pesca desportiva decorre entre 16 de maio e 15 de março, mas há peixes para os quais não está estipulado período de defeso. É o caso da perca-sol, pimpão, alburno, ablete e escalo (chamado bordalo).

Algumas associações locais promovem encontros regulares de pesca recreativa. Para mais informações contacte o posto de turismo (939 623 269).