Miradouros

O concelho integra o Geopark Naturtejo e os dois geomonumentos proporcionam paisagens panorâmicas perante as quais é impossível ficar indiferente. Nas Portas do Almourão, na fronteira com o concelho de Vila Velha de Ródão, além da beleza das fragas quartzíticas rasgadas pelo rio Ocreza avistam-se espécies raras de fauna e flora. Encontram-se grifos e sobrevoar a zona e grandes quantidades de zimbro. O miradouro e toda a zona envolvente são atravessados pelos percursos pedestres PR2 e PR6, apetecíveis para quem aprecia turismo de natureza.

O miradouro geomorfológico das Corgas estende-se no dorso das montanhas, por entre a urze e a giesta. O olhar alcança dezenas de quilómetros até à curiosa forma da Serra das Talhadas, que materializa a megadobra em U – o Sinclinal do Ródão.

Além dos dois geomonumentos, existem vários outros miradouros com paisagens que compensam a visita. O mais alto é o Picoto da Espadana, a 954 metros de altitude. Também o Cabeço dos Três Marcos, a 906 metros, permite observar áreas de grande relevo e beleza, aconselhando-se a viagem até Alvito da Beira.

O cruzeiro da Serra das Talhadas, a partir do qual se tem uma vista de 360º, é acessível por uma estrada de terra (com condições apenas para viaturas TT), a partir de Chão do Galego. Pode ainda ser percorrido a pé, através do percurso pedestre PR6. O Picoto do Vergão e a Penha do Falcão são outros pontos que convidam quem gosta de contemplar a natureza.


Ver Miradouros num mapa maior