Grande Rota da Cortiçada (GR39)

    

 

A Grande Rota da Cortiçada (GR 39), já aprovada e registada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, tem cerca de 130 quilómetros a percorrer integralmente no concelho de Proença-a-Nova. O objetivo desta GR, dividida em sete etapas de aproximadamente 19 km cada, é potenciar a permanência no território até sete dias – percorrendo uma etapa por dia – tendo em conta a particularidade de passar em localidades do concelho onde existem alojamentos locais licenciados, permitindo o descanso entre etapas. Há sempre a possibilidade de realizar as etapas em diferentes fins de semana, em função da disponibilidade dos caminheiros.

Sendo circular, o percurso pode ser feito no sentido Este, em direção às Moitas, ou no sentido Oeste, em direção às Cimadas; em ambos os casos, o ponto de partida é a vila de Proença-a-Nova. Privilegia-se a passagem por valores patrimoniais e culturais de relevo de modo a dar a conhecer ao visitante o que de melhor o concelho pode oferecer, dos monumentos megalíticos aos redutos militares, dos moinhos, fontes, fornos, aldeias do e de xisto às ribeiras, vistas panorâmicas e pontos cénicos de grande beleza.

O Quilómetro Zero da Grande Rota da Cortiçada foi inaugurado a 15 de janeiro de 2017 e no final do ano estará totalmente marcada no terreno. À medida que as etapas foram sendo marcadas, serão disponibilizados os ficheiros para download.