Mercado das Artes, Coisas e Loisas revela-se um sucesso

O Mercado das Artes, Coisas e Loisas, que reuniu num só uma mostra de arte em cerâmica, pedra, madeira e metal e uma venda de artigos usados, revelou-se um sucesso, quer do ponto de vista dos expositores, quer dos compradores constantes ao longo do dia de domingo, no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova.

“Iniciativas simples também podem ser um sucesso e a transmissão de conhecimentos e saberes resulta bem com a transferência de coisas e loisas que para uns já não são necessárias e que para outros são a peça que faltava”, afirma o Vice-Presidente do Município, João Manso.

A previsão de chuva obrigou à mudança de local: este mercado tinha sido pensado para acontecer no Largo da Devesa, mas foi alterado para o Parque Urbano Comendador João Martins, mas nem assim afastou o público que pode experimentar fazer vasos em barro e a produzir papel semente, orientados pelos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Houve espaço ainda para ver ao vivo e interagir com os artistas a trabalhar nas suas peças em madeira e em metal e a mostra de peças em pedra de um artista natural do concelho. O dia foi animado com música, com duas bandas que tocaram ao vivo de manhã e de tarde.

Esta iniciativa dedicada às artes dá continuidade às edições anteriores do Mercado das Artes e Ideias, aliando “a arte à gestão dos nossos espaços, aproveitando algumas ideias e experiências anteriores e juntando a ideia da venda de sótão”, acrescenta João Manso, com o mesmo objetivo: divulgar diferentes expressões artísticas num ambiente informal e uma venda de sótão, que se realizou pela primeira vez.

Roupa, calçado, bijuteria, objetos decorativos, utensílios de cozinha, móveis, livros, foram apenas alguns exemplos das “pechinchas” à venda nesta iniciativa que representou também um bom exemplo de reutilização e de promoção para a redução de resíduos.

O feedback deixado pelos expositores e pelo público foi bastante positivo e, desta forma, o próximo Mercado das Artes, Coisas e Loisas acontecerá em maio.

Fotos do evento disponíveis na página do facebook do Município.

 

 

2017-11-30