Espaço Ribeiro Farinha

A pintura de Ribeiro Farinha retrata a vida e a natureza, sendo identificáveis elementos que revelam as suas raízes, na freguesia de Sobreira Formosa. São trabalhos cheios de poesia que deve ser lida com o seu tempo, pois por vezes o tratamento das paisagens, dos corpos e de todas as figurações e cores funde-se como se estivéssemos a olhar por um caleidoscópio.

O edifício onde está instalado o núcleo museológico foi no passado escola primária. Naquelas mesmas salas Ribeiro Farinha esteve sentado como aluno, ganhando as primeiras bases da sua formação. Hoje deixa ali alguns dos seus “filhos” – termo com que carinhosamente se refere às suas obras. No total são 75 peças, entre pintura, painéis de cerâmica e escultura, que percorrem diferentes períodos cronológicos, temáticas e técnicas. Avesso a texturas lisas, uma das suas marcas é a utilização de papel ou sarapilheira para dar espessura às telas.

José Ribeiro Farinha nasceu em 1933 na Figueira, integrada na rede de Aldeias do Xisto. Expôs em mais de uma dezena de países, está representado em museus de Angra do Heroísmo, Bergamo, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Luanda, Macau, Matosinhos, Mirandela, Potsdam e Reggio Calabriae conta com diversos prémios e distinções ao longo de meio século de carreira.

 

Localização
Centro de Artes e Ofícios
Sobreira Formosa
Aberto domingos, das 14 às 18 horas
Mais informações e marcações no Posto de Turismo
Tel. 939623269