Ano Municipal da Floresta arranca no domingo

Uma Floresta por Inteiro assinala a primeira ação de promoção do Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta, que se comemorará todos os meses no dia 21.

O primeiro dia 21 do ano é no domingo, data do 149º passeio pedestre, e no âmbito desta iniciativa no final cada participante receberá uma árvore ou um arbusto autóctone com a respetiva ficha científica. O 149º passeio pedestre, que liga o Sobral Fernando às Giesteiras, marca também o início de mais um ano de passeios pedestres, promovendo as paisagens naturais, monumentos megalíticos, vestígios das invasões francesas, miradouros, geossítios, fauna e flora diversificada. Em fevereiro é comemorada a realização de 150 passeios pedestres, a 18 de fevereiro, com os Trilhos do Plangaio, que além do património natural irá mostrar a boa gastronomia. Para saber mais informações e inscrições pode fazê-lo aqui.

Os dias 21 de cada mês terão uma iniciativa que irá simbolicamente comemorar esta fonte inesgotável de riqueza. A estratégia do Município, em parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta, é continuar a promover a necessidade de valorizar o património florestal, potenciando como riqueza do ponto de vista económico, mas também ambiental, acentuando a tónica na prevenção de incêndios florestais e turístico, com a aposta nos desportos de natureza.

As iniciativas já programadas sobre o Ano Municipal da Floresta irão envolver toda a comunidade. A 21 de fevereiro, será apresentado o resultado do trabalho dos alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova sobre as árvores centenárias e monumentais do concelho e do país. Em março, no dia em que também se comemora o Dia Internacional das Florestas, o CCV da Floresta irá aliar-se às associações locais de maneira a estar “24 horas a florestar”, plantando uma árvore em cada aldeia do concelho. Nesse dia, as entradas no centro serão gratuitas e estão ainda previstas outras atividades, como os Contos da Floresta dirigido aos alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Proença-a-Nova e será inaugurada uma obra de arte alusiva à floresta. Durante todo o mês as entradas serão gratuitas para todos os alunos dos Concelhos afetados pelos incêndios. A Missão Floresta chega em abril com uma palestra e saída de campo com especialistas e em maio o CCV da Floresta irá colocar a Floresta na Ordem do dia, levando à Assembleia da República e à Presidência da República, uma árvore autóctone. No mês de junho irão realizar-se os Jogos da Floresta e em julho o Festival da Floresta, que contará com mostra de produtos, novas aplicações de matérias-primas florestais, artesanato e show cooking. Em agosto, Proença A Nova Floresta irá sensibilizar os veraneantes nas praias fluviais e em setembro o Café de Ciência terá como tema “As ciências da floresta”. Em outubro, o dia 21 será assinalado com uma peça de teatro infantil, em novembro com uma oficina de outono dedicada às bolotas e castanhas e, finalmente, em dezembro, chegam “As outras árvores de natal”, com um concurso de decoração de árvores de natal com exceção do pinheiro bravo.

2018-01-19