Porquê em Proença-a-Nova

Proença-a-Nova dispõe de condições para apoiar o crescimento da sua empresa quer através de formas de incentivos, quer pela sua localização e potencial de crescimento, aliados à qualidade de vida.

Além desses incentivos, nas duas zonas industriais existentes e no parque empresarial, encontrará certamente o espaço ideal para a sua empresa.

Localização Estratégica

O concelho de Proença-a-Nova localiza-se no centro de Portugal, no distrito de Castelo Branco, a duas horas de Lisboa e do Porto, a uma hora de distância de Coimbra e a quatro horas de Madrid. Encontra-se na proximidade da autoestrada A23 (que dá acesso a Espanha) e o IC8 (que dá acesso às autoestradas A13 e A1) é o principal eixo rodoviário de entrada e saída no concelho.

Qualidade de Vida

Quem reside no concelho de Proença-a-Nova vive com tranquilidade e respira ar puro. Não existem filas de trânsito, nem portagens. Aqui o caminho para o trabalho percorre-se em alguns minutos. A existência de equipamentos de saúde, educativos e lúdicos permite aos residentes usufruir de excelentes serviços a baixo custo.

Políticas de Incentivo

Derrama Zero

A derrama é um imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das pessoas coletivas, sendo a sua taxa fixada anualmente pelos diferentes municípios e que pode ascender até 1,5%. No caso do município de Proença-a-Nova, deliberou-se que a derrama seria zero para aliviar a carga fiscal das empresas do concelho.

Relacionamento com as Empresas

O Município mantém um estreito relacionamento com as empresas do concelho, dispondo de uma equipa de técnicos multidisciplinar para prestar apoio no licenciamento e acompanhamento das atividades empresariais. Adicionalmente, existe um acompanhamento próximo por parte do executivo, que gosta de ouvir os empresários expressarem as suas dificuldades, sugestões ou críticas, para assim tomar ações corretivas que tenham impacto positivo no tecido empresarial.

Parceria com Entidades

O Município de Proença-a-Nova tem vindo a estabelecer parcerias com entidades representativas do sector empresarial para promoção de iniciativas para apoio às empresas do concelho, como por exemplo a parceria com a InovCluster que permite às empresas participar em campanhas de internacionalização em feiras sectoriais no estrangeiro, com acesso a comparticipação financeira, bem como em ações de formação/divulgação específicas. A parceria com a Associação Empresarial da Beira Baixa permite às empresas do concelho participarem em ações de formação, iniciativas de promoção empresarial, seminários e workshops específicos.

Sistema Municipal de Segurança Alimentar

O Município de Proença-a-Nova disponibiliza desde 2010 um serviço de implementação do sistema de gestão da segurança alimentar em empresas do sector. Este serviço, baseado nos princípios do HACCP, é prestado às empresas do concelho de forma gratuita, com o apoio de um laboratório para realização das análises necessárias à correta implementação do sistema nos estabelecimentos do ramo alimentar.

Turismo e Eventos

O concelho de Proença-a-Nova é uma região repleta de acontecimentos, uma gastronomia inigualável e paisagens mágicas e deslumbrantes. Aqui é fácil descansar e ao mesmo tempo contemplar a envolvência para assim recuperar energias, longe de qualquer fonte de stress. Mais informações no nosso Portal do Lazer em Programação de Eventos.