Turismo e Empreendedorismo em debate na conferência “Alcançar o Interior”

O Turismo e o Empreendedorismo são duas áreas fundamentais para o desenvolvimento económico do nosso concelho e por esse motivo serão os dois temas debatidos na Conferência Alcançar o Interior que trará no próximo dia 8 de junho a Proença-a-Nova profissionais das duas áreas, assim como serão convidados os empreendedores locais que todos os dias trabalham em prol da economia e do turismo do concelho.

Inserida no programa da Festa do Município, cujo temática se foca precisamente nestes dois temas, esta conferência pretende incentivar o empreendedorismo no turismo, por ser um concelho que dispõe de um conjunto de praias fluviais reconhecidas a nível nacional, percursos pedestres homologados, com destaque para a GR39 – Grande Rota da Cortiçada, condições para a prática de desportos radicais e de natureza - como a escalada, btt, todo o terreno, paraquedismo, caça e pesca, aliadas a uma gastronomia genuína, condições excelentes para criar oportunidades de negócio e atrair diferentes públicos.

“As características naturais que o nosso concelho apresenta e os nossos recursos endógenos, além de nos tornar genuínos, podem representar uma oportunidade para o turismo crescer, assente na criação de novos negócios que além de gerar riqueza e de criar condições de atratividade para o nosso território, ajuda a fixar pessoas no interior, contrariando o despovoamento”, afirma o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “esta conferência pretende por isso trazer profissionais que nos trarão boas práticas ao nível do turismo, mas também mostrar as ferramentas para capacitar os nossos a avançarem e a desenvolverem os seus negócios no sítio certo”, conclui João Lobo.

Na área do empreendedorismo, o primeiro painel será composto pela Incubadora DNA Cascais, a Startup Portugal e as empresas do concelho Outsystms e a Proentia. No turismo, Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRSP) fará uma apresentação sobre o programa Quality e a Unidade de Missão para a Valorização do Interior falará sobre a “A importância do turismo no desenvolvimento do Interior”. Este painel contará ainda com a presença de um representante dos Passadiços do Paiva e as empresas do concelho Horizontes e Casa Ti Augusta. Na ocasião será lançada também a aplicação para smartphones Visit Proença, que reunirá toda a informação turística do concelho, os melhores roteiros, alojamentos e restaurantes.

Esta conferência encerrará com chave de ouro com as apresentações dos oradores Fernando Simões sobre Concretizar ideias, gerindo projeto e André Leonardo com o tema Faz Acontecer, dois reconhecidos profissionais na área do empreendedorismo em Portugal.

A entrada é livre para quem quiser participar, mas com inscrição obrigatória até 4 de junho através do e-mail gimprensa@cm-proencanova.pt ou 274670000.

2018-05-25